Pedagogia: minha escolha feliz!

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos". (Exupéry).
Quando se educa com amor, tudo torna-se mais fácil, verdadeiro e feliz!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Inquietações

Texto ótimo para a reflexão dos educadores...

INQUIETAÇÕES


(Mirian Celeste Martins)

Zona real ou zona proximal?
Desenho e escrita;
pode ou não pode?
Olho e não vejo. Afinal, o rei está nu?
Ou finjo que vejo a roupa?
Fico quieta maquinando com meus botões?
Ou ouso superar o medo e discordar e perguntar?


Joguei fora o que era velho
longe da moda pedagógica
e hoje,
dizem para rever posições...

Autoritária?
Espontaneísta?
Democrática?
Me vejo rondando nas três concepções
de uma educação que
ora, não tem segredos
(Eu domino!)
ora, me assusta
no confronto do que ainda não sei.
Abismo...
Abismo de tantos teóricos que ainda não li
(e nem sei se quero, ou terei tempo de ler)
Abismo de tantas práticas que já fiz
e continuo fazendo, repetindo-as ou
transformando-as
na dança das novas apostilas?


Afinal, que educadora sou eu?
O que eu penso?
O que eu faço aqui?
Papel de técnica ou professora,
exerço com autoridade?
Ou fujo?
Tento encontrar soluções? Alternativas?
Ou jogo a culpa em outro?


Compromisso ou obrigação?
Dou pouco porque recebo um salário ridículo?
Com que estou compromissada?
Com a Secretaria?
Com a direção?
Com a criança?
Ou comigo mesma?


Sei que preciso pensar,
ir mais fundo
aprofundando ideias
resgatando a minha fala que eu deixei que roubassem
quando aceitei,
quando engoli,
quando não ousei,
quando não perguntei: Por quê?


Será que também roubo a fala de meu aluno?
quando falo por ele,
quando não leio o seu gesto,
quando não dou espaço para sua fala, seu desenho, seu jogo...
quando não percebo o seu silêncio de medo,
quando demonstro que não entendo o seu desenho,
quando não escuto a sua pergunta: Por quê?


Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário