Pedagogia: minha escolha feliz!

"Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos". (Exupéry).
Quando se educa com amor, tudo torna-se mais fácil, verdadeiro e feliz!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Férias de julho... criançada ativa!

As férias de julho chegaram. Para as crianças momentos para se divertir, brincar e gastar toda a energia. Mas, para as mães que trabalham fora fica a pergunta: o que fazer com as crianças?


Não é uma tarefa muito fácil entreter as crianças durante todo o mês. O negócio é ter criatividade e buscar boas idéias.

Um das alternativas podem ser os cursos de férias. Na maioria das vezes, eles oferecem “aulas” de teatro, artesanato, música, desenho, atividades esportivas e até esportes mais “radicais”, como tirolesa, rapel e escalada.

Tudo é feito para não tornar o dia-a-dia igual ao período de aulas e a criança não acabar desestimulada. Segundo os especialistas, vale a pena ainda investir em atividades em família. Aí vão algumas sugestões:

Sessão cinema: pegue um filme apropriado para a faixa etária da criança e acomapanhe com um baldão de pipoca.
Cozinha divertida: criança na cozinha? Pode sim, mas só com a mãe super de olho. Escolha uma receita prática, que não faça muita bagunça e mãos à obra. Deixe os pequenos ajudarem, afinal, a brincadeira é para eles. Sugestões: biscoitinhos (podem ser usados cortadores em formato de bichos, coração) e sanduíches. Enfim, às vezes sobram horas e faltam idéias , mas com criatividade e muita paciência a gente consegue sobreviver às férias da garotada.
Sugestões de receitinhas no site:  http://marietta-de-tudo-1-pouco.blogspot.com/

Separar um dia inteiro para passar na casa dos tios para brincar junto com os primos;

Brincar de bolinha de sabão: Não há criança que não curta pegar um copo de plástico, um pouco de detergente e um canudinho e ficar soltando bolinhas.

Combinar com os amigos para passar um dia no clube. Normalmente os clubes promovem atrações para entreter as crianças nas férias. Verifique a agenda;

Promover uma noite do pijama com os colegas de escola também é uma boa opção. Uma noite pode ser na sua casa, a outra na casa de um amiguinho, etc. A criançada vai adorar e este rodízio propicia várias noites e parte do dia entretidos;

Jogos de tabuleiros: Banco Imobiliário, Jogo da Vida, Uno, Damas, Xadrez, Torrinha, Lince, Imagem e Ação, etc...

Brincadeiras tradicionais: além de serm divertidas, resgatam a cultura da nossa sociedade, não é mesmo? O nosso bisaavô brincava, nossa avó também já brincou...O bacana é selecionar brincadeiras diárias. Cada dia, pode-se brincar com algumas.

Massinha de modelar: poderá tirar um dia para que as crianças façam a própria massinha de modelar;

Preguicinha das férias: e porque também não deixar a criança curtir uma preguiçinha e ficar de “papo para o ar” o tempo que ele quiser afinal, férias também é para descansar.
 
Ideias não faltam. É só usar a criatividade e mãos à obra!!
 
Lembre-se: crianças de férias em casa merecem atenção redobrada para evitar acidentes domésticos. Conheça aqui os principais cuidados;

Nunca, jamais, em hipótese alguma deixe seu filho sozinho em casa.
 
Utilizei o site a seguir para realizar este post:
http://www.maecomfilhos.com.br/index.php/2010/06/22/ferias-escolares-e-as-criancas-sem-atividades

Nenhum comentário:

Postar um comentário